Roteiro - 1 Dia no Porto

Atualizado: Set 14

Imagine que chegou ao Porto de noite, e tem apenas 1 dia para aproveitar a cidade. Este roteiro é ideal para si! Fique instalado no Centro histórico da cidade e depois de tomar um forte pequeno-almoço é hora de caminhar e desfrutar da Invicta! Conhecida pela gente simpática e hospitaleira, pela sua arquitectura única, pelas suas ruas estreitas e românticas, esta cidade tem todos os ingredientes para se apaixonar!


Afonso Eduardo ©

1. O que fazer de manhã?


Percorra as ruas e monumentos principais

O Porto é uma cidade cheia de história, um museu ao vivo! Por isso, aproveite para conhecer os seus monumentos principais e ruas significativas. Seguem algumas dicas do que visitar, contudo como este roteiro é de apenas um dia, terá de ser selectivo nas suas escolhas, pois não terá tempo para tudo:

  • Avenida dos Aliados e Câmara Municipal do Porto

  • Estação de São Bento

  • Mercado do Bolhão

  • Torre dos Clérigos

  • Livraria Lello

  • Sé do Porto

  • Palácio da Bolsa

  • Mercado Ferreira Borges

  • Rua das Flores, Rua Mouzinho da Silveira, Praça da Cordoaria, Cais da Ribeira e Cais de Gaia

Passeio de Barco às 6 pontes (duração de 1hora)

Navegue pelas margens do Porto e Vila Nova de Gaia num típico barco rabelo, nos quais antigamente se transportavam as pipas do vinho do Porto do Alto Douro, até às caves em Vila Nova de Gaia para serem armazenadas e, posteriormente, comercializadas. Os roteiros são de aproximadamente 1 hora. Existem várias empresas de cruzeiros, com o embarque no cais de Gaia/Ribeira. Os programas incluem, normalmente, um guia que faz o acompanhamento da viagem (disponível em vários idiomas). Durante o cruzeiro, visite as 6 pontes, que fazem a ligação do Porto a Vila Nova de Gaia.



Almoçar na Ribeira

Almoce na Ribeira, com uma vista privilegiada para o rio e com um enquadramento perfeito com a Ponte D. Luis. Esta zona é muito movimentada, cheia de esplanadas de restaurantes e bares, acompanhada por artistas de rua que deliciam a visita de quem por ali passa.



2. O que fazer de tarde?


Visitar uma cave

Do outro lado, no centro de Vila Nova de Gaia, tem várias caves de vinho do Porto. Pode fazer visitas guiadas às caves, onde fica a conhecer mais sobre este produto de renome internacional. No final, pode degustar uma seleção de vinhos do Porto, da empresa à qual faz a visita. Abriu recentemente o WOW (World Of Wine), uma excelente opção para os curiosos do vinho português, entre outros produtos nacionais, como a cortiça, etc. Dentro deste complexo, tem também restaurantes e cafeterias, onde pode fazer uma pausa e relaxar tomando um bom copo de vinho.


Andar no teleférico

No cais de Gaia, tem o teleférico que faz a ligação entre o tabuleiro superior da Ponte de D. Luis. A viagem tem a duração de cerca de 5 minutos, num percurso inesquecível de 600 metros.


Termine o seu dia, no Jardim do Morro

Para terminar o seu dia no Porto, fique no Jardim do Morro a aproveitar o pôr-do-sol. Este local tem a melhor vista para a cidade do Porto. Aproveite para tirar fotografias e relaxar!


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo