A Francesinha

A Francesinha. Quem é que vem ao Porto e não come a típica Francesinha? É um requisito obrigatório! Reza a história que este prato foi inspirado na versão da sanduíche francesa croque-monsieur, daí o nome Francesinha. Esta sanduíche é composta normalmente por linguiça, bife de vaca, salsicha fresca, fiambre e coberta com queijo, que acaba por derreter, quando vai ao forno. Finaliza com um molho típico por cima (normalmente picante) e é acompanhada com batatas fritas e ovo estrelado (opcional). Terminar, é mesmo só para os corajosos!

A verdade é que pode encontrar um restaurante com Francesinha em cada esquina do Porto, mas seguem as melhores opções que a cidade tem para oferecer!



1. Lado B Café

O Lado B é uma das mais conceituadas casas de Francesinha do Porto, e por muitos considerada a melhor da Invicta. No coração da cidade, em frente ao célebre Coliseu do Porto, as filas normalmente acumulam-se para a tão desejada. É necessário fazer reserva com alguma antecedência. O restaurante tem um ambiente muito informal, com funcionários que primam pela simpatia.



Localização: Rua Passos Manuel 190, 4000-382 Porto

Horário: 12h - 22h



2. Cervejaria Brasão

A Cervejaria Brasão tem 3 restaurantes, todos eles imperdíveis: Aliados, Coliseu e Foz. Embora, tenham muitos outros pratos, a especialidade é a Francesinha. O ambiente do restaurante é bastante simpático, original e contemporâneo. O Brasão tem uma seleção de cervejas artesanais, que pode harmonizar com a sua Francesinha. Pergunte ao empregado de mesa que ele recomendará a cerveja perfeita para si, correspondendo às suas preferências. Também é melhor reservar. Fique com o lema da casa: “É uma cervejaria portuguesa com certeza!”

Localização: Rua Passos Manuel 205, 4000-385 Porto

Horários: Almoço: segunda a sexta 12h - 15h; sábado e domingo 11h30 - 13h

Jantar: segunda a sexta 19h - 22h30; sábado e domingo encerrado



3. Café Santiago

Fundado em 1959, o Café Santiago é um dos ícones da cidade do Porto e a Francesinha é, sem dúvida, a sua especialidade. O restaurante continua com uma estrutura familiar, privilegiando a qualidade dos ingredientes: o pão cozido em forno de lenha, a mortadela, a salsicha fresca grelhada juntamente com a linguiça, o bife tenro de novilho, o fiambre e o queijo que se derrete numa consistência perfeita pelo molho. A Francesinha é feita de forma artesanal e o molho é único, guardado em segredo de geração em geração - a “Essência Santiago”. É impossível sair sem um sorriso!

Localização: Rua Passos Manuel 226, 4000-382 Porto

Horários: 08h - 23h todos os dias, fecha ao domingo



4. Cufra

O restaurante Cufra fica localizado na Boavista e, embora não tenha uma localização no Centro da Cidade, é muito fácil lá chegar. O seu nome está carregado de simbologia: cufra é sinónimo de Oásis, sendo também o maior oásis no deserto do Sahara. A gerência tem como foco oferecer uma experiência gastronómica fenomenal. Num espaço agradável, se desejar um restaurante típico da cidade do Porto, com belas Francesinhas e acompanhar os locais nas suas refeições, então o Cufra é, sem dúvida, o restaurante a ir. O restaurante dispõe de uma oferta enorme, particularmente de Francesinhas (7 variedades), mas também marisco, e outros pratos típicos.

Localização: Avenida da Boavista 2504, 4100-119 Porto

Horários: Almoço: 12h -15h / Jantar: 18h -00h; todos os dias, exceto segunda-feira





39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Museus